Soma de frações precisa de um pouco mais de conhecimento e dessa forma é um pouco mais trabalhosa do que multiplicação e divisão de frações.

Antes de continuar tenha em mente que você sabe como calcular o MMC de dois números.

Feito isso vamos continuar.

Existem basicamente duas formas de somar frações: frações com denominadores iguais e diferentes.

Soma de frações com denominadores iguais

Somar frações com denominadores iguais é bem simples. Veja um Exemplo:

Considere as frações:

Ao somar frações com denominadores iguais mantemos o denominador (número de baixo de cada fração) e somamos os numeradores (números de cima de cada fração). Se for o caso, a fração deve ser simplificada para encontrar uma fração irredutível, como no exemplo,encontramos 82 que é igual 4.

Soma de frações com denominadores diferentes

Somar frações com denominadores diferentes necessita saber calcular o MMC (mínimo múltiplo comum) entre dois números. Veja um Exemplo:

Considere as frações:

Nesse exemplo foi necessário encontrar o menor valor que é múltiplo para os denominadores (números de baixo) das frações. O MMC de 2 e 5 é 10. Depois dividimos 10 pelo denominador (número de baixo), 2, da primeira fração e multiplicamos com o numerador (número de cima), 3, também da primeira fração. Depois fizemos o mesmo processo com a segunda fração. Dividimos 10 pelo denominador 5 e multiplicamos pelo numerador 6. Depois somamos os resultados obtidos neste processo e teremos nessa soma o valor que vai no numerador do resultado.

Veja mais…

Fração

Subtração de fração

Multiplicação de fração

Divisão de fração