Divisão de fração parece complicado mas não é tanto assim. Se você já aprendeu multiplicação de fração, basta saber a regra básica e não terá problema em resolver.

Divisão de fração por um número natural

Todo número natural pode ser representado por uma fração. Por exemplo, 3 pode ser representado por 31, já que todo número natural é divisível por 1 (um). Como o resultado dessa divisão é o próprio número, nós omitimos esse número 1 (um) no denominador.

Dessa forma, quando for dividir um número natural por uma fração ou uma fração por um número natural, tenha em mente a existência desse número “invisível” no denominador.

Assim, para dividir uma fração por um número natural ou um número natural por uma fração ou até mesmo uma fração por outra fração, basta saber a seguinte regra:

Copia a primeira e multiplica pelo inverso da segunda

Se você não sabe como multiplicar fração, veja o artigo sobre multiplicação de fração antes de seguir.

Exemplos:

  • Dividir 3 por 43

Copiamos a primeira fração, ja que

como todo número natural é uma fração, e inverteu a segunda fração, multiplicando-as.

Dividir 5/4por 5

Veja que nesse exemplo ao fazer a inversão do número 5 (cinco) tivemos que considerar o numerador 1 (um). Ou seja, copiamos a primeira, invertemos a segunda, o número de baixo vai pra cima e o de cima para baixo, e multiplicamos.

Divisão de fração por outra fração

Dividir fração por fração pode parecer um pouco complicado, pois a forma escrita fica um pouco esquisita. Mas é bem simples. Veja!

Dividir 35 por 73

Copiamos a primeira e multiplicamos pelo inverso da segunda. Multiplicando os números de cima e de baixo. Simplificando, se possível, para encontrar uma fração irredutível.

Veja mais …

Fração

Adição de fração

Subtração de fração

Multiplicação de fração