Média Ponderada: Entenda Facilmente e Veja Como Resolver!

> Média Ponderada: Entenda Facilmente e Veja Como Resolver!

A média ponderada consiste em multiplicar um peso em cada valor somado. Na média aritmética simples o peso para todos os valores é 1. Sabe-se que na multiplicação qualquer valor multiplicado por 1 não tem efeito. Sendo um número neutro. Por esse motivo que não se fala em peso na média aritmética simples.

A média aritmética ponderada é bastante utilizada para calcular a média de alunos nas escolas, vestibulares, concursos, etc. Geralmente, utiliza-se pesos para aplicar maior valor a um determinado conteúdo. Por exemplo, num concurso a banca pode colocar um peso maior no conteúdo específico de cada vaga, pois é o mais importante a ser cobrado.

Exemplo de média ponderada

A melhor forma de entender é mostrar um exemplo de como funciona.

1) Um professor resolveu aplicar um peso em todas as provas de uma disciplina durante o ano letivo. Foram realizadas 4 provas durante o período letivo e os pesos em cada prova foram assim distribuídos:

Prova 1: peso 2

Prova 2: peso 2

Prova 3: peso 3

Prova 4: peso 3

João tirou na prova 1 nota 5, na prova 2 nota 7, na prova 3 nota 6 e na prova 4 deu uma relaxada e tirou nota 3. Ele foi aprovado?

Dessa forma, basta multiplicar cada nota tirada nas provas por João e multiplicar pelo peso definido pelo professor em cada prova. Somar tudo e dividir pela soma total dos pesos. Veja!

Média ponderada:

Onde:

p1: prova 1

p2: prova 2

p3: prova 3

p4: prova4

Média final de João:

Considerando que o colégio adota a média final como 5 para ser aprovado, nesse caso o aluno João foi aprovado com 5,1 de média final.

Veja mais…

Media aritmética

Multiplicação






Autor

Jean Carlos Novaes by

Formado em Ciência da Computação na UFBA. Depois de ficar sete anos tentando cursar uma universidade, conseguiu entrar na UFBA prestando um dos mais concorridos vestibulares do país.
LinkedIn


Veja também


comments powered by Disqus