Média aritmética é a soma de vários valores e dividido pelo total deles. Ou seja, o resultado dessa divisão equivale a um valor médio entre todos os valores.

A média aritmética simples é comumente utilizada no dia a dia. Quase sempre nos deparamos com perguntas do tipo: Qual a média de idade da população de um país? Qual a média de idade dos jogadores de um time de futebol?

Para responder essas perguntas você deverá saber a idade de todos e dividir pelo total de pessoas. No caso da população do Brasil, a contagem é feita pelo censo do IBGE. Mas em um time de futebol podemos contar o total de jogadores e sabendo a idade de cada um ter uma média de idade.

Exemplos de média aritmética simples

1) Suponha que em uma sala de aula tem 5 alunos, com as seguintes idades: 14, 12, 15, 18 e 16. Qual a idade média dos alunos dessa sala?

Dessa forma, basta somar todas as idades e dividir pelo total de alunos.

Média aritmética:

Média Aritmética

Assim, essa sala tem uma média de idade dos alunos de 15 anos.

2) Calcule a média entre 5, 10, 20, 100 e 200:

Basta somar e dividir pelo total:

Média aritmética:

3) Um time de futebol fez 5 partidas em um campeonato, marcando 2 gols na primeira partida, 1 gol na segunda partida, 4 na terceira, 1 na quarta e 5 na quinta. Qual foi a média de gols por partida marcados por esse time?

Para sabermos a média aritmética de gols marcados basta somar o total de gols e dividir pelo número de partidas.

Média de gols por partidas:

Assim o time marcou uma média de 2,6 gols por partida.

Veja mais…

Média ponderada