Média Aritmética: Entenda Facilmente e Veja Como Calcular!

> Média Aritmética: Entenda Facilmente e Veja Como Calcular!

Média aritmética é a soma de vários valores e dividido pelo total deles. Ou seja, o resultado dessa divisão equivale a um valor Médio entre todos os valores.

A média aritmética simples é comumente utilizada no dia a dia. Quase sempre nos deparamos com perguntas do tipo: Qual a média de idade da população de um país? Qual a média de idade dos jogadores de um time de futebol?

Para responder essas perguntas você deverá saber a idade de todos e dividir pelo total de pessoas. No caso da população do Brasil, a contagem é feita pelo censo do IBGE. Mas em um time de futebol podemos contar o total de jogadores e sabendo a idade de cada um ter uma média de idade.

Exemplos de média aritmética simples

1) Suponha que em uma sala de aula tem 5 alunos, com as seguintes idades: 14, 12, 15, 18 e 16. Qual a idade média dos alunos dessa sala?

Dessa forma, basta somar todas as idades e dividir pelo total de alunos.

Média aritmética:

Média Aritmética

Assim, essa sala tem uma média de idade dos alunos de 15 anos.

2) Calcule a média entre 5, 10, 20, 100 e 200:

Basta somar e dividir pelo total:

Média aritmética:

3) Um time de futebol fez 5 partidas em um campeonato, marcando 2 gols na primeira partida, 1 gol na segunda partida, 4 na terceira, 1 na quarta e 5 na quinta. Qual foi a média de gols por partida marcados por esse time?

Para sabermos a média aritmética de gols marcados basta somar o total de gols e dividir pelo número de partidas.

Média de gols por partidas:

Assim o time marcou uma média de 2,6 gols por partida.

Veja mais…

Média ponderada






Autor

Jean Carlos Novaes by

Formado em Ciência da Computação na UFBA. Depois de ficar sete anos tentando cursar uma universidade, conseguiu entrar na UFBA prestando um dos mais concorridos vestibulares do país.
LinkedIn


Veja também


comments powered by Disqus