Uma matriz transposta é uma matriz gerada através da troca ordenada das linhas pelas colunas. A notação para a transposta de uma matriz A é At.
Definição
Seja A = [aij]mxn uma matriz qualquer. Chamamos de transposta de A a matriz At = [aij]nxm. Ou seja, At é obtida a partir de A trocando ordenadamente as linhas pelas colunas.
Perceba que na definição trocamos n por m na matriz transposta.
Onde:
- i é a posição da linha;
- j é a posição da coluna;
- aij um elemento de uma posição qualquer na matriz;
- m é o número de linhas na matriz;
- n é o número de colunas na matriz;
- At a transposta de A.
Exemplo:
Considere a matriz A, abaixo, então At é:
A matriz A é uma matriz de ordem 3×2, ou seja, 3 linhas e 2 colunas. Dessa forma, a matriz At terá ordem 2×3, 2 linhas e 3 colunas, pois trocamos as linhas pelas colunas.
Propriedades
Seja A e B matrizes, e a um número real qualquer, então:
- (A + B)t = At + Bt: A transposta da soma de duas matrizes A e B é igual à soma da transposta de A com a transposta de B;
- (a . A)t = a . At: A transposta da multiplicação de um número real a pela matriz A é igual à multiplicação de a pela transposta de A;
- (At)t = A: A transposta da transposta de A é a própria matriz A;
- (A . B)t = Bt . At: A transposta multiplicação da matriz A pela matriz B é igual ao produto da transposta de B pela transposta de A;
- det(A) = det(At): O determinante de A é o mesmo determinante da sua transposta At.
Matriz Simétrica
Chamamos de matriz simétrica uma matriz quadrada — em que o número de linhas é igual ao número de colunas —, em que vale a igualdade: aij = aji.
A transposta de uma matriz simétrica A é a própria matriz A, então A = At.
Exemplo:
Considere a matriz A a seguir:
Então a transposta de A é At:
Veja que independente de trocarmos as linhas pelas colunas de A, a sua transposta At é igual à matriz original A.
Matriz Oposta
Chamamos de matriz oposta de A, a matriz -A. Para obter uma matriz oposta a outra basta trocar os sinais dos elementos de A, sem trocar os elementos de posição.
Exemplo:
Considere a matriz A a seguir:
Então a oposta de A é -A, logo:
Na matriz oposta apenas trocamos o sinal dos elementos sem trocar a posição dos elementos. Matriz oposta não é a mesma coisa que matriz transposta. Na transposta, nós transportamos os elementos de posição, na matriz oposta apenas mudamos o sinal dos elementos.
Matriz Antissimétrica
Chamamos uma matriz quadrada A de antissimétrica, se A for igual à oposta da transposta de A. Então, temos que: A = -At. Então, é equivalente dizer que aij = -aji.
Os elementos da diagonal principal de uma matriz antissimétrica devem ser, obrigatoriamente, nulos e os elementos que não pertencem à diagonal principal possuem sinais contrários.
Considere a matriz A a seguir:
Então a transposta de A é At, temos:
Por fim, a oposta da transposta de A é -At:
Logo, A = -At
Lembrando que matriz oposta é só trocar os sinais dos elementos da matriz original.
Exercícios
Responda os exercícios propostos:
Leia também…
Referência
Iezzi, Gelson, et al. Matemática – Volume Único. Google Books, Atual Didáticos, 2015, www.google.com.br/books/edition/Matem%C3%A1tica_Volume_%C3%BAnico/UD_6zwEACAAJ?hl=pt-BR. Acessado em 12 Março de 2024.