Perímetro do Círculo

Página Inicial » Ensino Médio » Geometria » Geometria Plana » Círculo » Perímetro do Círculo

O perímetro do círculo é a medida equivalente a soma do contorno do círculo que é igual ao comprimento da circunferência que limita o círculo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O círculo é uma figura geométrica que é limitada pela circunferência. Dessa forma, o perímetro do círculo é a circunferência.

Círculo
Círculo

Índice do Artigo

Como o Círculo é Formado?

O círculo é uma figura geométrica formada através de um polígono que ao aumentar a quantidade de lados vai tomando uma forma circular. Como podemos ver na figura:

Etapas de formação de um círculo
Etapas de formação de um círculo

O polígono inicial com 6 lados é um hexágono, aumentando a quantidade de lados ele se torna um decágono (10 lados), com 20 lados o polígono já toma uma forma próxima ao forma do círculo. Com 50 lados já não percebemos mais os lados do polígono e já podemos afirmar que o polígono é um círculo.

Analisando a imagem, podemos ver que os polígonos são formados por triângulos unidos ao centro. A área desses polígonos é equivalente a calcular a área de cada triângulo e somar todas as áreas dos triângulos.

Quando o polígono já toma uma forma circular, o cálculo da área é equivalente a usar a fórmula da área do círculo.

Perímetro do Círculo

Para calcular o perímetro do círculo devemos utilizar a fórmula do perímetro da circunferência já que o círculo é limitado pela mesma. Então a fórmula do perímetro é:

P = 2 . π . r

Onde:

  • P: é o perímetro;
  • π: é o número pi (3,14);
  • r: é a medida do raio;

O diâmetro do círculo também é igual ao diâmetro da circunferência e é igual ao dobro da medida do raio: 2 . r. O raio é a medida do centro até a extremidade da circunferência.

No cálculo do perímetro do círculo a medida que pode variar é a medida do raio, dessa forma o perímetro será maior se a medida do raio for maior. O mesmo vale para o diâmetro.

Área do Círculo

A área do círculo é calculada pela mesma fórmula da área da circunferência, como sabemos que o círculo é limitado pela circunferência. Assim, a fórmula da área do círculo é:

A = π . r²

Onde:

  • A: é a área;
  • π: é o número pi (3,14);
  • r: é a medida do raio;

Leia mais sobre:

Diferença entre Círculo e Circunferência

É comum no estudo de figuras como o círculo e a circunferência houver algumas confusões devido a similaridade dessas figuras. No entanto, existem pequenas diferenças entre o círculo e a circunferência. Veja:

  • Círculo: o círculo é a parte interna da figura limitada pelo contorno da circunferência. O círculo é formado por pontos que distam do centro a uma medida menor ou igual a medida do raio.
  • Circunferência: a circunferência é o contorno do círculo. É formada por pontos que distam do centro exatamente a medida do raio.
Diferença entre Círculo e Circunferência
Diferença entre Círculo e Circunferência

Leia mais sobre:


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Author by