Medidas de Tempo: Aprenda a Fazer a Conversão!

As medidas de tempo são utilizadas das mais diversas formas. Na física são utilizada, geralmente, em segundos. No automobilismo, milissegundos são cruciais para a vitória de um piloto.

Na antiguidade, os povos dividiram o dia em 24 horas, sendo que cada hora foi divida em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos.

Essa divisão é utilizada até os dias de hoje. É impostante lembrar que o tempo foi adotado naquela época pela observação dos povos através do sol.

Quando o sol surge no horizonte, e divide o céu na metade (meio dia) e, por fim, quando ele se põe. A partir dessa observação é que foram feitas a divisão do dia em horas, minutos e segundos.

Instrumentos de Medidas de Tempo

Medir o tempo não é algo tranquilo de se fazer, era preciso automatizar o processo.

Para medir o tempo foram inventados alguns instrumentos que antecederam o relógio que conhecemos hoje. O relógio do Sol foi uma das invenções utilizadas para medir o tempo.

Tal relógio utilizava a sombra projetada por um objeto chamado de placa ou pino, e a partir das linhas marcadas na superfície circular é que podia saber a hora solar aparente. Veja na imagem um relógio de Sol em Natal – RN (imagem: Patrick).

Instrumentos de Medidas de Tempo

A evolução dos instrumentos de medidas de tempo foi com o relógio de pêndulo e, por fim, os relógios que conhecemos hoje: pulso, parede, celular, etc. Os relógios de hoje são digitais e mecânico, este com um complexo sistema de engrenagens e pinos para mostrar com exatidão a hora certa.

Atualmente, os relógios digitais são mais utilizados. Eles estão presentes no computador, no celular, no carro, na TV e em diversos outros dispositivos eletrônicos.

Os relógios digitais utilizam energia elétrica armazenada em uma bateria. O funcionamento é através de pulsos elétricos gerados por um cristal piezoelétrico, que emite uma frequência de 32 768 Hz, levada por um conjunto de divisores de frequência, de forma que cada frequência de 32 768 Hz equivale a 1 pulso por segundo.

Horas, Minutos e Segundos

Em alguns problemas matemáticos ou da física precisamos converter de horas para minutos ou segundos e vice-versa.

Para fazer a conversão temos que saber os seguintes dados:

Então, usando os dados acima, se quisermos mudar de hora para minuto temos que multiplicar por 60.

Exemplo:

Da mesma forma, se quisermos converter minutos para segundos devemos multiplicar os minutos por 60.

Exemplo:

Podemos também converter horas diretamente para segundos, basta sabermos que 1 hora equivale a 3.600 segundos.

Exemplo:

Podemos também converter de segundos para hora ou de segundos para minutos. Veja:

Exemplo:

Para ajudar na conversão, a imagem abaixo mostra como devemos fazer para converter de horas para minutos ou segundos, e vice-versa:

Medidas de Tempo

Para saber mais estude as unidades de medida

Encontrou algum erro? Nos avise clicando aqui

Authorby Jean Carlos Novaes