Unidades de Medida: Massa, Volume, Comprimento

Unidades de medida são grandezas que compõem o sistema métrico decimal. Hoje, vamos rever algumas das unidades de medida mais importantes para resolver problemas matemáticos. Além disso, vamos mostrar as conversões e, ainda, vamos resolver alguns exercícios para facilitar o entendimento por parte do aluno.

Índice do Artigo

As vezes, ao tentar resolver um exercício torna-se necessário por parte do aluno fazer uma conversão de uma unidade de medida para outra. Vamos mostrar os símbolos de cada uma adotado por convenção no Sistema Internacional (SI).

Conheça as unidades de medida

GRANDEZANOME DA UNIDADESÍMBOLO (SI)
comprimentometrom
capacidadelitrol
massaquilogramakg
superfície/áreametro quadrado
medidas agráriasarea
volumemetro cúbico
temposegundoss

Medidas de comprimento

Comprimento é, talvez, a medida mais utilizada no cotidiano. Por isso, acredito que todos devem ter facilidades para entender essa grandeza e sua unidade de medida.

Unidades de Medida de Comprimento

Perceba pela imagem que para uma conversão para a direita é o mesmo que multiplicar por 10. Enquanto que para a esquerda é dividir por 10.

Dessa forma, podemos entender que para multiplicar por 10 basta deslocar a vírgula para a direita uma vez, que é a quantidade de zeros. Já para dividir basta deslocar a vírgula para a esquerda uma vez, a quantidade de zeros.

Então se quisermos converter metro (m) em milímetro (mm), multiplicamos por 1000 (10 x 10 x 10), que é o mesmo que deslocar a virgula três casas à direita. 1 metro tem 1000 milímetros. Se quisermos converter metros (m) em quilômetros (km), temos que dividir por 1000 (10 ÷ 10 ÷ 10), que é o mesmo que deslocar a vírgula três casas à esquerda. 1 metro equivale a 0,001 km.

A unidade de medida padrão: metro (m)

Exemplos:

Medidas de capacidade

Medidas de capacidade também é muito importante no nosso cotidiano. A unidade padrão para essa grandeza é o litro (l).

Exemplo:

Pela imagem abaixo, veja que converter é o mesmo que dividir por 10 para a esquerda ou multiplicar por 10 para a direita. Também pode se entender que essa multiplicação ou divisão é o mesmo que deslocar a vírgula uma vez de uma unidade para a outra.

Unidades de medida de capacidade
Medida de capacidade

Medidas de massa

A grandeza massa não é muito usual no dia a dia, mas muito comum quando nos deparamos com problemas de física. Unidade padrão: quilograma (kg)

Exemplos:

Uma tonelada (1t) equivale a 1.000 kg. Assim, devemos dividir a quantidade de kg por 1.000, que é o mesmo que deslocar a vírgula três casas decimais à esquerda.

Logo, 782 kg = 0,782t

Estude a imagem para entender melhor.

Unidades de Medida de Massa

Medidas de superfície ou área

Medidas de superfície ou área também está presente no nosso dia a dia. A unidade de medida padrão é: metro quadrado (m²)

Medidas agrárias

Os fazendeiros devem conhecer essas unidades de medida muito bem e, aqui, você também vai entender. A unidade de medida padrão é: are (a)

Medidas de volume

Quem nunca quis saber quanto cabe em uma caixa d’água, por exemplo. Para essa grandeza utilizamos a unidade de medida padrão: metro cúbico (m³)

Exemplos:

Medidas de tempo

A unidade de medida de tempo é uma das mais importantes utilizadas na física e também no nosso dia a dia. No sistema internacional de medidas (SI), a medida de tempo é o segundo (s).

Dessa forma, em muitos casos o aluno terá que saber converter de horas para segundos, de minutos para segundos ou vice-versa.

1 hora (h) = 3600 segundos (s)

1 minuto (min) = 60 segundos (s)

1 hora (h) = 60 minutos (min)

1 dia = 24 horas (h)

Medidas de Tempo

Pela imagem percebemos que para converter de horas para minutos, horas para segundos e ao contrário também, basta multiplicar ou dividir por 60.

Exemplos:

Legal, não é? Estas são algumas das unidades de medida mais importantes e conhecidas.

Bons estudos!

Exercício resolvido

(Agente Penitenciário SP) Dois reservatórios de água têm a mesma capacidade. O primeiro tem a forma de um cubo, cujas arestas internas medem 2,0 metros, e o segundo tem a forma de um paralelepípedo reto-retângulo cujas dimensões internas, em metros, são: 4,0 de comprimento; 2,0 de largura e x de altura.
A medida x, em metros, é :

Como os dois reservatórios tem a mesma capacidade, temos que a capacidade do cubo é a mesma capacidade do paralelepípedo ou reto-retângulo.

O cálculo da área do cubo é: largura x comprimento x altura ou simplesmente

Sendo que tanto o comprimento, a altura e a largura tem as mesmas mediadas.

O cálculo da área do retângulo é: base x altura, mas aqui temos um retângulo tridimensional e devemos usar a mesma fórmula do cubo, porém aqui não temos medidas iguais. Assim, será: comprimento x largura x altura.

Devemos fazer assim, pois tem as mesmas capacidades:

cubo = paralelepípedo (reto-retângulo)

2³ = 4 * 2 * x

Agora só resolver: é 2 x 2 x 2 = 8

8 = 8x ⇒ x = 88 = 1 ⇒ x = 1

1 metro (m)

Logo, alternativa A.

Encontrou algum erro? Nos avise clicando aqui

Authorby Jean Carlos Novaes