Adição e Subtração de Matrizes

A adição e subtração de matrizes consiste em realizar uma operação de adição ou subtração entre duas matrizes de mesma ordem. Por exemplo, matriz de ordem 2×2, 3×3, 4×4, etc.

Para que isso seja possível, as matrizes a serem realizadas tais operações devem ter os mesmos números de linhas e colunas. Portanto, as matrizes devem ser matrizes quadradas.

Além disso, a adição ou subtração entre duas matrizes deve produzir uma nova matriz como resultado. Dessa forma, os elementos das matrizes devem ser somados com os elementos correspondentes de cada matriz.

Índice do Artigo

esconder

Como Somar Matrizes?

Somar duas matrizes A e B de mesma ordem mxn, consiste em obter uma matriz C como resultado, do tipo mxn, de forma que para chegar a C devemos somar os elementos correspondentes de A e B.

Definição

A + B = C ⇔ { A, B e C têm a mesma ordem mxn e cij = aij + bij

Exemplo:

Sejam as matrizes A e B a seguir:

adição e subtração de matrizes

No exemplo acima, somamos o primeiro elemento da primeira linha e primeira coluna da matriz A, com o primeiro elemento da primeiro linha e coluna da matriz B, e assim por diante.

Como Subtrair Matrizes?

Subtrair duas matrizes A e B de mesma ordem mxn, consiste em obter uma matriz C como resultado de ordem mxn, de forma que possamos chegar a C subtraindo os elementos correspondentes de A e B.

Definição

A – B = C ⇔ { A, B e C têm a mesma ordem mxn e cij = aij – bij

Exemplo:

Sejam as matrizes A e B a seguir:

adução e subtração de matrizes

Somar ou subtrair matrizes é bem fácil, assim com a prática você, caro leitor, automatiza esse processo mentalmente. Portanto, faça bastante exercícios.

Encontrou algum erro? Nos avise clicando aqui

Authorby Jean Carlos Novaes